A vacinação contra covid-19 começou na Paraíba na manhã de ontem, terça-feira (19), em João Pessoa, e logo em seguida as doses desta primeira remessa da CoronaVac foram enviadas para os demais municípios do estado. Para a distribuição da vacina nas cidades, houve critério de prioridade para imunização definido pelo Ministério da Saúde com base na população de cada público-alvo. Como quem realiza a vacinação é a gestão municipal, teve gestor na Paraíba que furou a fila dos grupos prioritários. Em Pombal, no Alto Sertão do estado, a cerca de 370 km de distância da capital, o prefeito Abimael de Sousa Lacerda, mais conhecido como Dr. Verissinho (PMDB), já está vacinado.
De acordo com a “Estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid – 2021”, definida pelo Ministério da Saúde, 317 pessoas devem ser imunizadas em Pombal nesta primeira fase da vacinação. Os critérios são os mesmos para todos os municípios: 100% dos povos indígenas vivendo em terras indígenas; 100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); e 34% dos trabalhadores da saúde.
No caso de Pombal, com a ausência de povos indígenas, o Ministério da Saúde definiu 15 imunizações para o segundo grupo, enquanto as outras 302 pessoas seriam profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Não se sabe em qual dos dois grupos o prefeito Dr. Verissinho se inseriu para furar a fila. Ele comemorou a vacinação com vídeo publicado em seu perfil no Instagram. Nossa reportagem perguntou ao prefeito qual foi o critério adotado para que ele recebesse a vacina, mas não houve resposta.