Apesar de novas medidas de restrições em território paraibano, o Governo do Estado não vai comprometer o início do Campeonato Paraibano de 2021. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a prática do futebol profissional configura um ambiente controlado, já que os membros dos clubes são testados antes de cada partida, além dos jogos não contarem com a presença de público nas arquibancadas. Sendo assim, o estadual, que tem início programado para o dia 17 deste mês, vai começar sem nenhum empecilho.
Nesta quarta-feira, o Governo da Paraíba publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o novo decreto com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Dentre as novidades, está a restrição de diversas atividades nos fins de semana. Essa nova fase passa a valer na Paraíba a partir desta quinta-feira.
Contudo, segundo Geraldo Medeiros, representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as medidas não vão envolver o futebol profissional. Isso porque a prática da modalidade de forma oficial não representa um perigo para a sociedade, conforme disse o médico.
A possibilidade de suspensão do futebol na Paraíba surgiu após o Ministério Público do estado, através do procurador de Justiça Valberto Lira, recomendar a paralisação do calendário futebolístico como forma de combate ao avanço do novo coronavírus. Depois da recomendação, a presidenta da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho informou que só toparia paralisar a competição estadual se um decreto mais amplo fosse publicado, com o fechamento geral das atividades consideradas não essenciais.
Com a liberação do Governo do Estado, a prática segue liberada, com os times e a Federação podendo iniciar o Campeonato Paraibano 2021 na data prevista, que é o dia 17 deste mês.
Inclusive, a FPF ainda não divulgou a tabela detalhada da competição, com os horários e os locais das partidas. O Campeonato Paraibano 2021 vai ser disputado em 11 datas, começando no dia 17 de março e sendo concluído no dia 23 de maio. Ao todo, oito times estão na elite do futebol da Paraíba.
GE