O juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho foi o escolhido para relatar a Operação Calvário no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A informação foi anunciada com exclusividade pelo programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (9).
O magistrado tomou posse essa semana e será responsável por julgar a ação contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), além de outros investigados.
Ele deve julgar a organização criminosa que teria desviado R$ 134 milhões de recursos destinados à Saúde e à Educação na Paraíba. Além de odos os processos da Calvário que forem destinados à esfera da Justiça Eleitoral.
O novo juiz do TRE-PB é advogado da União desde 2006, e atualmente exerce a chefia da Procuradoria-Seccional da União em Campina Grande como Procurador-Seccional. Exerce também o cargo de Coordenador na Coordenação Regional Trabalhista (CORETRABS) da Procuradoria Regional da União da 5 Região (PRU-5ª Região).
Ocupou o cargo de Coordenador da Coordenação de Atuação Proativa da Procuradoria Regional da União da 1 Região (PRU-1ª Região), com sede em Brasília-DF (2009-2013). Integrou a Coordenação Regional de Juizados Especiais Federais e Ações Trabalhistas da Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU-5ª Região), com sede em Recife-PE (2013/2018). Integrou o Grupo Regional de Atuação Proativa (GRAPS) da Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU-5ª Região), com sede em Recife-PE (2019/2020).