O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (Progressista) já é um dos cotados para disputar a presidência da Câmara Federal na próxima legislatura. Passadas a eleições, as articulações em torno do formação da Mesa Diretora da Casa Legislativa ganham cada vez mais volume.
O nome de Aguinaldo Ribeiro, que costuma ser visto como um político com uma boa articulação política em Brasília, é um nome que vem conquistando espaço. Isso porque com a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas urnas, o nome de Arthur Lira, que teria o apoio presidencial para se manter no cargo, perde força.
Aguinaldo Ribeiro também foi cotado na ultima eleição que levou Arthur Lira ao poder e seu nome já vinha sendo ventilado mesmo antes da eleição.
Publicações em nível nacional, a exemplo da Folha de São Paulo, chegaram a citar o nome do deputado reeleito pelo Progressistas.
A eleição para o novo presidente da Casa acontecerá em fevereiro e o atual presidente já demonstrou intenção de concorrer. Arthur Lira é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro, portanto suas chances de continuar no cargo foram reduzidas com o resultado desfavorável na eleição presidencial.
Além de Aguinaldo, outros nomes citados são Luciano Bivar do União Brasil, Roseana Sarney do MDB e Marcos Pereira do Republicanos.