A maioria dos deputados paraibanos votou pela aprovação do texto-base da proposta que altera as regras do orçamento secreto. A votação aconteceu nesta sexta-feira (16), com deputados e senadores, e ocorre em meio ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre constitucionalidade dos repasses das emendas de relator, sem transparência e critérios.
Na Câmara, 328 deputados votaram a favor, 66 contra e houve 4 abstenções. Já entre os senadores, 44 votaram a favor e 20 se posicionaram contra. Desses, houve 2 abstenções.
Os parlamentares ainda analisam destaques. O destaque feito pelo partido Novo, que pedia divisão por igual entre deputados e senadores, foi rejeitado. O Congresso analisou também o destaque que sugere a divisão proporcional, o qual também foi rejeitado por 292 contra e 57 a favor, além de 1 abstenção.
Nove deputados paraibanos votaram ‘sim’ e três não votaram: Damião Feliciano (União-PB), Efraim Filho (União-PB) e Julian Lemos (União-PB). Entre os senadores, Daniella Ribeiro (PSD) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) votaram ‘sim’. Nilda Gondim (MDB) já se despediu do Senado e não votou.
Confira a lista
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – Sim
Damião Feliciano (União-PB)
Edna Henrique (Republican-PB) – Sim
Efraim Filho (União-PB)
Frei Anastacio (PT-PB) – Sim
Gervásio Maia (PSB-PB) – Sim
Hugo Motta (Republican-PB) – Sim
Julian Lemos (União-PB)
Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) – Sim
Ruy Carneiro (PSC-PB) – Sim
Wellington (PL-PB) – Sim
Wilson Santiago (Republican-PB) – Sim