Pelo menos 13 migrantes haitianos morreram afogados na noite de domingo (6) na República Dominicana, quando a caminhonete que os transportava clandestinamente caiu em um canal de irrigação, informaram as autoridades dominicanas.
Entre os mortos havia duas meninas, uma recém-nascida e outra de 4 anos de idade, nove homens e duas mulheres. Os mortos estavam sem documentos. Há três sobreviventes.
A polícia disse que o motorista perdeu o controle da caminhonete, mas o promotor Amewdy Tejada disse que não se sabe em como aconteceu o acidente, mas sabe-se que o veículo caiu no canal de irrigação. O motorista sumiu do local da tragédia
A polícia publicou uma nota na qual informa que todas as vítimas eram transportadas ilegalmente do Haiti.
Os corpos serão enviados para o Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inasi) para cumprir com os trâmites legais.
Crise no Haiti
O Haiti, o país mais pobre das Américas, vive há anos uma crise econômica, política e de segurança, agravada pela violência de gangues criminosas que dominam áreas do país.
A situação multiplicou o êxodo de haitianos sem documentos para a vizinha República Dominicana, que por sua vez endureceu sua política com mais operações migratórias e a construção de um muro na fronteira entre os dois países.