A notícia da inelegibilidade do pré-candidato a prefeito do município de Solânea – PB, Sebastião Alberto Candido da Cruz, conhecido por Beto do Brasil, caiu como uma bomba na cidade brejeira. Beto, que já foi prefeito de Solânea em três ocasiões (em 12 anos teve 6 contas reprovadas pelo TCE) colocou o nome na disputa e sonha voltar ao comando do município.
Com os direitos políticos suspensos, Beto conseguiu uma liminar junto ao Tribunal Regional Federal da 5a região que lhe possibilitou a filiação partidária, entretanto, o mérito do processo ainda não foi julgado e a liminar pode cair a qualquer momento e lhe deixar novamente sem os direitos políticos. Além dessa incerteza que de acordo com informações de aliados próximos tem lhe tirado o sono, Beto do Brasil sofreu mais esse revés ao ter o seu nome incluído na lista do TCE/PB enviada ao TRE/PB.
Dessa vez a irregularidade na apreciação de suas contas foi quando ele esteve no comando da LOTEP (conta referente ao ano de 2019, julgada pelo TCE em 2022), por ser julgamento de contas de gestão é o próprio Tribunal de Contas quem dá a palavra final.
O ex-prefeito que também tem condenações transitadas em julgado por improbidade administrativa na justiça federal, contas rejeitas pelo TCE/PB e pelo TCU, Tribunal de Contas da União, tenta se manter de pé diante do cenário desfavorável que vem passando.