Os vereadores de Santa Rita elegeram, nesta sexta-feira (10), a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. Após ser adiada duas vezes por falta de quórum, a votação contou com a presença dos 19 vereadores. Por 10 votos a 9, Epitácio Viturino (PP) foi eleito para presidir a Casa de Antônio Teixeira.
Flávio Panta, que também é do Partido Progressistas (PP), encabeçou a chapa concorrente, mas não foi eleito. Flávio foi secretário na gestão do ex-prefeito Emerson Panta, que também é primo de Jackson Alvino e atualmente ocupa o cargo de secretário de Articulação do município.
A composição da nova Mesa Diretora ficou definida da seguinte forma: Epitácio Viturino (PP), como presidente; Irmão Josivaldo (Republicanos), como 1º vice-presidente; Wagner de Bebé (PSD), como 2º vice-presidente; Cleidinha de Digão (PDT), como 3ª vice-presidente; Dr. João Alves (PSDB), como 4º vice-presidente; Anderson Liberato (Mobiliza), como 1º secretário; Clóvis de Loi (MDB), como 2º secretário; David Santana (PT), como 3º secretário; e Alisson Gomes (Republicanos), como 4º secretário.
Entenda a polêmica
Tudo começou no dia 1º de janeiro, após a posse do prefeito Jackson Alvino (PP), quando um grupo de 11 vereadores tentou convocar a eleição para eleger um novo presidente da Câmara. No entanto, a base do prefeito se retirou do plenário, inviabilizando a votação. A eleição foi adiada para essa quarta-feira (8), mas também não aconteceu por falta de quórum.
A eleição estava sendo “dificultada” por causa de uma modificação feita no Regimento Interno da Casa no final do ano passado, que havia estabelecido um quórum qualificado de 13 vereadores para a eleição da Mesa.
A alteração no Regimento foi questionada na Justiça e, em primeiro grau, foi derrubada. A Câmara, no entanto, conseguiu reverter a decisão, mas nesta quinta (9) o desembargador José Guedes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) reconsiderou a decisão, suspendendo os efeitos da mudança do Regimento.
A eleição ocorreu, finalmente, nesta sexta (10) com a presença de todos os vereadores.
MaisPB