Uma lei que leva o nome da ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, passou a valer a partir desta quinta-feira (4) em João Pessoa. Com a vigência, a capital se torna a primeira cidade do Brasil que leva o nome ‘Bolsonaro’ no texto oficial.
Na prática, a lei de número 15.710/2025 institui a semana municipal de conscientização – Michelle Bolsonaro. A semana será celebrada anualmente na última semana de fevereiro, que tem o dia 28 como considerado o ‘dia mundial e dia nacional das doenças raras”. A semana tem o objetivo de promover ações de conscientização sobre doenças raras.
“É só você ir ao Centro de Doenças Raras e perguntar àquelas pessoas que sofrem disso aí. Aí aquelas pessoas vão dizer: ‘é realmente quem investiu foi Michelle e no governo Lula estão sendo cortadas’. Eu, pessoalmente, enquanto parlamentar, levo essa bandeira. Não só a lei, mas coloquei agora emendas impositivas para fortalecer essas pessoas que mais precisam. Comprar equipamentos, comprar medicamentos”, falou o parlamentar.
A lei foi aprovada no dia 9 de outubro de 2025.
Nome de Michelle Bolsonaro em lei
Como observou o ClickPB, a lei foi aprovada na Câmara Municipal e publicada na edição de ontem (2) do Diário Oficial do Município (DOM). Em sua justificativa para colocar o nome de Michelle Bolsonaro na lei, o vereador citou que “Michelle tem atuação reconhecida
nacionalmente, na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e com doenças raras, tendo utilizado sua visibilidade pública para dar voz a causas frequentemente invisibilizadas”.
Ainda ao longo do texto, é afirmado também que “Michelle Bolsonaro esteve presente, de forma direta e pessoalmente, na inauguração do Centro de Referência em Doenças Raras do Município de João Pessoa, em 16/02/2022, único Centro de Referência em Doenças Raras do Nordeste, evidenciando seu envolvimento concreto com a temática e seu vínculo com a cidade”.

