InícioPolíticaPrefeitura descarta projeto do neto de Oscar Niemeyer para revitalizar falésia do...

Prefeitura descarta projeto do neto de Oscar Niemeyer para revitalizar falésia do Cabo Branco, que veio a João Pessoa visitar à Estação Ciência e propor projeto para socorrer a área

Durante entrevista ao Jornal da Paraíba, Paulo Niemeyer apresentou as linhas da proposta que pretende apresentar. Ressaltou, no entanto, que a decisão de aceitar ou não caberá ao prefeito Luciano Cartaxo. “Fomos convidados para realizar uma análise e elaborar um projeto para a recuperação e proteção da falésia, que sofre um processo de erosão”, explicou Paulo, que presidente o Instituto Niemeyer. Segundo ele, o projeto da Estação Ciência, Cultura e Artes, elaborado pelo avô em 2006, previa uma intervenção na área. “Mas o projeto foi executado apenas parcialmente, e pretendemos começar um novo, do zero, mais modernizado. As soluções de 10 anos atrás podem não ser as mesmas de hoje”, acrescenta.
 
O problema e o que inviabiliza qualquer projeto agora, segundo Josival Pereira, é que já existe uma proposta pronta, fruto de estudos pagos pela prefeitura. Esse projeto já elaborado foi licitado e vai ser executado quando o Eia-Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) for aprovado pelo órgão licenciador, no caso, a Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema). Os estudos preveem intervenções no mar, com a instalação de gabiões, e no continente, com obras de drenagem e colocação de rochas calcárias na base da barreira. A obra tem orçamento previsto de R$ 84 milhões. “Os estudos já foram feitos e o projeto já está pronto”, disse o secretário.
 
A proposta de Niemeyer, segundo ele reforçou, visava o complemento da construção da Estação Ciência. Os estudos realizados até agora mostram que a infiltração da água da chuva na área, provocada pela supressão da mata nativa, tem fragilizado a barreira. O projeto proposto por Paulo, por isso, foca na preservação da falésia, na reutilização de água e eficiência energética; a expectativa dele é que a proposta seja apresentada à prefeitura até dezembro. “Estaremos trabalhando com uma equipe multidisciplinar para pensar as melhores soluções turísticas e ambientais para a falésia do Cabo Branco. Acreditamos que, com isso, quem ganha é o meio ambiente e a população de João Pessoa”, concluiu.
 
Blog do Suetoni 
 
Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas