O governador paraibano Ricardo Coutinho divulgou um vídeo defendendo a absolvição de Lula e afirmando que a condenação do ex-presidente faz parte de um roteiro montado para que Lula não dispute as próximas eleições. Caso não haja condenação, Ricardo estima que o roteiro irá cair por terra, já que o povo é quem vai decidir.
“O Brasil, infelizmente, voltou a ser pequeno como era anteriormente. E voltou porque se cumpriu dentro desse país, um roteiro e esse roteiro precisa ser fechado e só pode ser fechado se Luís Inácio Lula da Silva for condenado e não puder disputar as eleições de 2018. Se isso não fechar, tudo aquilo que fizeram cai por terra porque quem vai decidir é o povo em outubro de 2018”, analisou o governador.
Ricardo ainda ressaltou que “nós sabemos que o que está em discussão não é conversa fiada de tríplex, o que está em discussão é o Brasil. O que está em discussão é uma coisa chamada Estado Democrático de Direito. O que está em discussão é um modelo e uma visão que o Brasil tinha e precisa ter mais ainda e aquela visão que o Brasil tem hoje”.
Além disso, Ricardo aproveitou a oportunidade para expressar sua solidariedade, “não ao presidente Lula porque acho que ele já tem demais, mas ao povo brasileiro”. O governador considera que “o Brasil nunca teve uma liderança popular da estatura de Lula. E querem destruir isso não através de provas, mas com convicções que não são as do povo brasileiro”.