O deputado estadual Buba Germano foi diagnosticado com o mesmo câncer que acometeu a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2009, e o ator Reynaldo Gianecchini, em 2011, e Edson Celulari em 2016. Nesta segunda-feira (25), o deputado paraibano usou suas redes sociais para revelarque iria começar o tratamento de quimioterapia para combater o problema de saúde.
Conhecida como linfoma não-Hodgkin, a doença afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias. Os linfomas podem ser classificados basicamente em dois grandes grupos: linfomas Hodgkin (LH) e não Hodgkin (LNH). Nos dois casos, eles têm comportamento e grau de agressividade diversos.
Existem mais de 20 tipos diferentes do linfoma não Hodgkin, classificados de acordo com o tipo de célula linfoide e o comportamento biológico: os indolentes, com evolução lenta, e os agressivos, de crescimento rápido e mais invasivos.
Os principais sintomas do linfoma não-Hodgkin são o aumento de linfonodos, ou seja, gânglios linfáticos no pescoço, axilas ou virilha, excesso de sudorese noturna, febre, coceira na pele e perda de peso sem motivo aparente.