InícioBlogEm pronunciamento, Cássio ataca a DRU

Em pronunciamento, Cássio ataca a DRU

""Do alto da tribuna do Senado, Cássio Cunha Lima declarou voto contrário a emenda constitucional que trata da prorrogação da DRU (Desvinculação das Receitas da União).
O pronunciamento teve um tom de protesto. Segundo ele, falta transparência do governo acerca da proposta em tramitação no Senado Federal.
Veja a repercussão do pronunciamento do senador Cássio Cunha Lima:
"O Governo receberá do Congresso R$ 62 milhões para gastar da forma que bem entender, sem que haja o mínimo de transparência e de debate público, um cheque em branco tirando dinheiro da saúde para pagar a máquina pública inchada e ineficaz". A declaração, em tom de protesto, foi feito da tribuna do Senado Federal, nesta quinta-feira (08), pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao encaminhar voto contrário à PEC 114/2011, que prorroga a DRU (desvinculação das receitas da União).
"Ontem não existia dinheiro para a saúde. Hoje, o Governo pede autorização a esta Casa para remanejar recursos da saúde. Queremos transparência e exigimos coerência", cobrou o senador paraibano.
Foi exatamente no período do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso que a atualmente chamada DRU foi criada. Naquela época, era o Fundo Social de Emergência e, depois, convertido para o Fundo de Estabilidade Fiscal, segundo o parlamentar, numa conjuntura absolutamente diversa e distinta da atual.
Porém, explicou o senador, "Era outro momento econômico, era outro instante da história do Brasil, e, de forma consensual, tínhamos, nessa liberalidade de aplicação de um orçamento sabidamente vinculado, uma ferramenta eficiente para garantir a estabilidade econômica. Muda-se a circunstância, mas os instrumentos permanecem", afirmou Cássio Cunha Lima.
O senador confessa que, particularmente, em tese, dada essa extrema vinculação dos recursos do Orçamento da União, não é contrário de todo contra a DRU. "Já fui Governador da Paraíba por dois mandatos; conheço bem os limites do Poder Executivo, mas o que se discute aqui é o aprimoramento desta relação de Governo e oposição, em primeiro lugar, e do Governo com a própria sociedade, quando poderíamos, numa oportunidade como esta, oferecer um pouco mais de transparência, de interatividade, entre o Governo, o Parlamento e o povo brasileiro", ressaltou, da tribuna o senador Cássio Cunha Lima.
 

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas