A participação paraibana na divisão do bolo dos royalties está muito próxima de ser concretizada. Depende apenas de um aval do Congresso Nacional, pois o senador Vital do Rego Filho (PMDB) já deu sinal verde neste sentido.
Só um lembrete: Vital, ou Vitalzinho, como queiram, é o relator desse polêmico assunto que divide os estados do Rio de Janeiro e Espírito, que pretendem ficar com o bolo inteiro, cheio de gulodice e sem querer compartilhar com mais ninguém.
Vital, um dos nossos representantes no Senado, mudou a cara do projeto e todos os municípios e estados terão participação. Afinal de contas, é como afirma o parlamentar: “o petróleo e todos nós”.
Neste sentido, a bancada paraibana está unida em torno da aprovação do substitutivo de autoria de Vital, que alterou a concepção do projeto e dando oportunidade a que todos os estados e municípios da Federação tenham direito a uma parcela dos royalties.
Ponto para Vital. Os paraibanos estão aplaudindo a sua atuação. Aliás, os pernambucanos, os baianos, os cearenses… Enfim, os nordestinos.
É bom lembrar, também, que o benefício para o Estado poderá chegar a R$ 500 milhões. Quer dizer, dinheiro que poderá ser transformado em benefício para a população paraibana.
Além de Vital, estão mobilizados em defesa da distribuição justo dos royalties, os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB).
Também, os deputados federais Manoel Júnior (PMDB), Nilda Gondim (PMDB), Benjamin Maranhão (PMDB), Wilson Santiago Filho (PSDB), Hugo Motta (PMDB), Efraim Filho (DEM), Aguinaldo Ribeiro (PP).
Por que não, ainda, Damião Feliciano (PDT), Wellington Roberto (PR), Luiz Couto (PT), Ruy Carneiro (PSDB) e Romero Rodrigues (PSDB).