O Tribunal de Contas da União liberou a lista com centenas de inelegíveis em todo o País. Na Paraíba, dezenas de gestores estão inaptos para a dispúta do pleito deste ano, segundo o TCU. A lista já foi enviada aos respectivos tribunais regionais eleitorais dos estados para ciência dos respectivos presidentes. Por aqui nomes como do ex-prefeitos Carlos Antônio (Cajazeiras), Sara Cabral (Bayeux), Cozete Barbosa (Campina Grande), Temistócles Ribeiro (Conde), do reitor da UFCG Thompson Mariz e do deputado estadual Assis Quintans.
O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, entregou o documento à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha.
A lista consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.
Em 2012, o primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e a lista elaborada pelo TCU deverá conter todos os responsáveis que se enquadrem nos critérios legais desde 7 de outubro de 2004. A lista será atualizada diariamente. Consulte o portal do TCU em “eleições”.
A lista completa está no seguinte endereço eletrônico: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/responsabilizacao/eleicoes
Pettronio Torres com Assesseoria do TCU