InícioMundoQuadrilha da 'arqueologia' é presa na Europa

Quadrilha da ‘arqueologia’ é presa na Europa

Cerca de 10 mil objetos arqueológicos roubados foram recuperados, na segunda-feira (18), em uma operação com polícias de cinco países que prendeu 23 suspeitos na ItáliaFrançaAlemanhaSérvia Reino Unido.

Os acusados eram membros de uma organização criminosa que saqueava locais históricos ainda não acessados por arqueólogos e vendia os itens encontrados por milhões de euros.

A investigação começou em 2017, segundo a Europol, a agência de aplicação da lei da União Europeia, para combater o saque de locais históricos na Calábria, no sul da Itália.

“Imagens tiradas por drones mostram a violência das escavações clandestinas realizadas por essa quadrilha criminosa, com uma escavadeira [mecânica] usada para quebrar o chão com enorme brutalidade”, afirmou a polícia em comunicado.

Entre as áreas saqueadas havia locais que datavam dos séculos 4 e 5 a.C., quando a costa do sul da Itália era pontilhada por antigas colônias gregas.

Os ladrões saíam com vasos de terracota, pratos pintados, broches e jóias, segundo o site “ABC News Australia”. A polícia disse que os bens roubados têm um valor de “vários milhões de euros”.

A rede criminosa era liderada por duas pessoas que moravam na província italiana de Crotone, na região da Calábria. Saqueadores, intermediários e mulas trabalhavam em várias regiões da Itália, e outros facilitadores também atuvam a partir de Dijon, na França; Munique, na Alemanha; Londres; e Vršac, na Sérvia.

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas