Brasileiro, nos EUA, próximo de descobrir antidoto contra coronavírus

Publicidade

O brasileiro André Kalil, de 53 anos, é o médico responsável pelo ensaio clínico que testa nos Estados Unidos o remédio considerado de maior potencial para curar o Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Nascido em Bagé (RS), ele está nos Estados Unidos há 20 anos, e trabalha no centro médico da Universidade do Nebraska.

Continua depois da Publicidade

Kalil lidera uma equipe de profissionais que vai testar a eficácia da droga Remdesivir, que é considerada atualmente a terapia mais promissora para tratar a infecção causada pelo novo coronavírus.

“Há uma carga emocional grande nesse momento, com a situação da epidemia, mas é preciso fazer a ciência correta e robusta para descobrir qual terapia funciona”, afirma ele.

Especialista em doenças contagiosas

Há 14 pacientes de Covid-19 que estão no centro médico onde Kalil trabalha. Eles vieram do cruzeiro que esteve atracado e isolado no Japão. Dois deles estão em estado grave, e os outros 12, em observação.

O hospital da Universidade do Nebraska é especializado em contenção biológica –foi uma das poucas unidades médicas do mundo que receberam pacientes de ebola, por exemplo.

Os ensaios clínicos que Kalil conduz são financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), um órgão federal dos EUA.

Pesquisa de ensaios clínicos

A pesquisa é um teste clínico em pacientes: na primeira fase, 200 pessoas infectadas vão receber doses do Remdesivir, e outras 200, doses de placebo.

O placebo é, visualmente, uma infusão idêntica ao remédio de verdade, mas é inócuo. Nem o médico que ministra nem o paciente sabe quem recebe qual substância.

G1

Foto: Associated Press/Nati Harnik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui