Em carta publicada nesta sexta-feira (27), os governadores do Nordeste reclamaram da postura do Governo Federal no combate ao coronavírus (Covid-19) e fizeram duras críticas à campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de desestimular o isolamento social.
“Manifestamos nossa profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria a orientação de entidades de reconhecida respeitabilidade, como a OMS – que indicam o isolamento social como melhor forma de conter o avanço do Coronavírus -, e promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas
por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida”, declararam no documento.
A carta, intitulada como “A Favor da Vida”, foi divulgada após uma reunião realizada por videoconferência que contou com a participação dos governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe).
“De nossa parte, exigimos respeito por parte da Presidência da República, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumindo-se um posicionamento institucional, com seriedade, sobre medidas preventivas. A omissão em padronizar normas nacionais e a insistência em provocar conflitos impedem a unidade em favor da saúde pública. Assim agindo, expõe-se a vida da população, além e assumir graves riscos no tocante à responsabilidade política, administrativa e jurídica”, arrematam.