O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou Joe Biden pela sua vitória nas eleições dos Estados Unidos nesta quarta-feira (25). O vice-presidente, Wang Qishan, também enviou seus parabéns para Kamala Harris.
Segundo a agência de notícias Xinhua, Xi defendeu que um desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e os EUA é de interesse dos dois países e da comunidade internacional. Ele disse esperar que ambos mantenham a cooperação e que sigam com um espírito de respeito mútuo.
Em 2016, Xi parabenizou Donald Trump no dia seguinte das eleições. O Ministério das Relações Exteriores chinês já havia se pronunciado, ainda na semana passada, sobre a vitória de Biden e de sua vice.
Líderes mundiais de diversos países — inclusive aliados de Donald Trump, que não reconhece a eleição do adversário, como Boris Johnson e Benjamin Netanyahu — parabenizaram Joe Biden. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre a vitória do democrata.
Além dele, os presidentes da Rússia e do México, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, não reconheceram a vitória de Biden.
Rússia e México
Nesta quarta, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, reforçou sua posição de não parabenizar Biden antes do fim do processo eleitoral. Ele disse que irá se pronunciar apenas quando os Estados Unidos chegarem a um resultado.
“O que é o melhor a se fazer? Esperar”, disse o líder mexicano.
Já o presidente russo, Vladimir Putin, disse na segunda-feira (23) que ainda não estava pronto para reconhecer vitória de Biden. Ele também espera o fim do processo eleitoral – ou que o Partido Republicano reconheça a derrota – para enviar seus parabéns a Biden.
G1
Foto: Lintao Zhang/Pool/Reuters