Presidente do Chade morre em campo de batalha, diz porta-voz do exército do país

Publicidade
O presidente do Chade, Idriss Déby Itno, que estava no poder havia 30 anos, morreu nesta terça-feira (Foto: Reprodução)

 

O presidente do Chade, Idriss Déby Itno, que estava no poder havia 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) depois de ter visitado uma operação militar contra rebeldes no norte do país no último fim de semana, anunciou o porta-voz do exército em uma transmissão.

Continua depois da Publicidade

“O presidente da República, chefe de Estado e das Força Armadas, Idriss Déby Itno, acaba de falecer defendendo a integridade territorial em campo de batalha”, disse o porta-voz, o general Azem Bermandoa Agouna.

Rebeldes que vieram da Líbia atacaram um posto de fronteira no dia 11 de abril, quando houve eleições no país. Na segunda-feira, Déby havia sido declarado o vencedor da eleição presidencial –ele ia para o seu sexto mandato. No entanto, a eleição foi marcada pelo boicote da oposição.

Eles então avançaram pelo deserto por centenas de quilômetros.

Os organizadores de sua campanha afirmaram, na segunda-feira, que ele estava se juntando às tropas que enfrentavam os rebeldes na fronteira com a Líbia, que estavam atravessando o deserto em direção à capital de Ndjamena.

Déby tinha 68 anos. Ele tomou o poder do Chade em uma rebelião, em 1990, e era um dos líderes mais longevos da África.

Aliado na luta contra extremistas
Os países do Ocidente viam Déby como um aliado na luta contra extremistas islâmicos, como o Boko Haram, grupos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico.

Déby estava lidando com um descontentamento da população pela forma como ele gerenciava as reservas de óleo do país e com a oposição.

Filho vai assumir o país
O filho de Déby, Mahamat Kaka, foi nomeado presidente interino por um conselho de dirigentes militares.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui