Deputado comemora aniversário, lembrando lançamento de candidatura há um ano atrás

Publicidade

Há um ano, dia 02 de julho de 2022, o hoje deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), lançou sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara dos Deputados. E neste domingo, no dia em que comemora aniversário, 2 de julho, ele festejou duplamente. Decorridos menos de quatro meses de mandato, o estreante já se destaca pela atuação produtiva na Câmara Federal.

Eleito com 112.891 votos em 222 dos 223 municípios paraibanos, Murilo tem 91 propostas legislativas satisfatórias e 60 votos nominais, além de vários discursos em plenários, relatorias e de integrar mais de 30 frentes parlamentares.

Continua depois da Publicidade

São ações voltadas à causa municipalista que defendem com firmeza no Congresso, além da defesa da valorização de categorias profissionais e dos direitos das pessoas mais respeitadas socialmente.

Durante a Marcha dos Prefeitos deste ano, ele manteve permanentemente o gabinete aberto para receber os prefeitos paraibanos e fez pronunciamento contundente em defesa de um Pacto Federativo mais justo.

Ainda na esteira municipalista, luta pela resolução de pleitos históricos dos municípios, um deles referente à Adutora do Pajeú, para o qual conseguiu audiência com o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha desistiu para sua conclusão.

Presente nas reuniões e prudente com os gastos, Murilo utiliza de forma responsável a cota parlamentar e verba de gabinete, ciente da importância de honrar com a confiança que recebeu dos convidados.

Quando iniciou uma jornada rumo à Câmara Federal há um ano, Murilo promoveu um grande evento festivo que contou com a presença de representantes de mais de 100 cidades paraibanas e disse que saberia retribuir a confiança, “trabalhando por saúde, educação e geração de emprego e renda”. E atualmente, estes vêm sendo exatamente os principais focos de suas propostas e atenção na Câmara Federal.

Entre os projetos apresentados estão o que propõe a inclusão de gastos com atividades físicas na dedução do Imposto de Renda e PL que exige assinatura física em operação de crédito realizada através da internet ou por telefone com o objetivo de proteger idosos de golpes, este bastante elogiado e repercutido pela mídia.

Murilo também protocolou PL que torna o uniforme escolar uma despesa de manutenção e desenvolvimento do ensino, entre outros e apresentou emenda à MP do programa Minha Casa, Minha Vida, inserindo pessoas e famílias que têm pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprovado recentemente. Ele também foi atendido no pleito do aditivo do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite, que havia solicitado em pronunciamento na Câmara, para o qual solicitou agilidade.

Na tribuna e nas votações, seus posicionamentos têm sido voltados às principais reivindicações sociais, na defesa do pagamento do Piso da Enfermagem, através da viabilização de condições para o seu cumprimento, junto aos municípios e no apoio aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, sendo o único parlamentar paraibano a ter participado do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e de ACE.

Murilo Galdino é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e da Comissão Especial para Estudo das Iniciativas para a Transição Energética, da Comissão Especial das Obras Inacabadas, e suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Turismo.

Casado com Rossana Freire e pai de Antônio, Pedro e Marina, Murilo nasceu em Pocinhos e estudou em Campina Grande, onde foi eleito vereador em 2012. Conhecido pela habilidade de coordenação, sempre se destacou na coordenação da campanha do irmão, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Como secretário de Estado da Articulação Política no primeiro mandato do governador João Azevêdo, Murilo percorreu a Paraíba, conhecendo os pontos fortes e sofrendo de cada região, fazendo amigos e construindo apoios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui