O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) pretende quase triplicar a capacidade de realizar exames de covid-19 a partir desta sexta-feira (3). De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o laboratório, que tinha capacidade de processar até 45 exames por dia, está aumentando esse número para 120.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a demanda por exames tem aumentado e, por isso, quase há 400 exames na fila. O aumento na capacidade do laboratório, porém, deve ajudar a resolver esse problema.
O trabalho do Lacen-PB é feito em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e os exames de todos os casos suspeitos de covid-19 do estado são realizados no laboratório. Isso ajuda a agilizar os resultados, que agora saem no mesmo dia.
Anteriormente, as amostras eram enviadas para o laboratório de referência para as regiões Norte e Nordeste, o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Muitas vezes os resultados demoravam devido à distância e à alta demanda. Agora, apenas exames que precisam de contraprova são enviados ao instituto, conforme explicou Geraldo Medeiros.