InícioBlogDiploma de jornalismo e anticorrupção: assuntos que marcaram o feriado da República

Diploma de jornalismo e anticorrupção: assuntos que marcaram o feriado da República

""Rafael Freire, presidente do Sindicado dos Jornalistas da Paraíba, falou nesta terça-feira (15) no programa Rede Verdade, da TV Arapuan, sobre a importância da aprovação da PEC 033, que trata da regulamentação do diploma para a atividade do jornalista.
Destacou, entre outras coisas, a necessidade do Congresso Nacional corrigir um equivoco do Supremo Tribunal Federal. A emenda constitucional ganha força a partir da admissibilidade da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
“Sem dúvida, é um elemento importante que nos deixa otimista quanto a possibilidade de aprovação do Art. 220 da lei, que trata da exigência do diploma de curso superior de comunicação social”, afirmou Rafael.
A PEC está prevista para ser votada no plenário do Senado nesta quarta-feira (16) se houver sessão. É que o feriado de hoje (15) da Proclamação da República poderá esvaziar a sessão.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba contabiliza que dos 12 deputados federais paraibanos, oito deles apóiam a regulamentação do diploma. Quanto aos nossos senadores?
– Bem, Vital do Rego e Cícero Lucena declararam publicamente que apóiam a PEC.
E o senador Cássio Cunha Lima?
– Criou uma rede social para colher informações, mas acho que ele será favorável a regulamentação do diploma dos jornalistas, seguindo os outros senadores paraibanos.
Quanto ao senador Cássio não há dúvida que ele será favorável. Afinal de contas, ele precisou de um diploma para assumir o Senado. Se não estivesse com esse documento não teria sido empossado.
Não foi assim Cássio?

Movimento anticorrupção superlotou a orla de João Pessoa

""João Pessoa fez sua parte. Atendeu a convocação das entidades que organizaram a Marcha Contra a Corrupção e superlotou o trecho por onde passou o cortejo entre o Busto Tamandaré e a área da antiga gameleira, começo da praia de Manaíra.
O movimento ganhou força por diversos aspectos, sobretudo a conscientização popular. Por lá, circularam pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais. “O objetivo foi atingido e temos a convicção de que a população está mais consciente”, disse o presidente da OAB/PB, Odon Bezerra.
O advogado José Mariz, um dos organizadores da marcha, destacou que a população pode dar um basta neste tema corrupção. “O protesto vem de todas as maneiras, desde que a resposta seja evidenciada através da reação popular”.
A meta de participação também foi atingida, conforme avaliação da organização. “Da vez passada, tivemos um número que não chegou a 500 pessoas; desta vez acho que superamos a mil participantes”, destaca José Mariz.
A Paraíba está engajada dentro do movimento para conseguir um milhão de assinaturas para encontrar propostas de combate a corrupção, criando mecanismo de estabelecer punição rigorosa para quem pratica atos de corrupção.
Nesta terceira edição da marcha, o movimento focou três bandeiras. São elas: a defesa da Lei da Ficha Limpa, a punição mais severa para crimes de corrupção e finalmente o fim do voto secreto no Congresso.
Reivindicações pertinentes.

Relacionadas
- Advertisment -

Mais Lidas