Tripulação suspeita de coronavírus é retida em navio no porto de Cabedelo

Publicidade

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) emitiu uma nota nesta segunda-feira (27), informando que o navio petroleiro que aportou no Porto de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, tem dois tripulantes com suspeita de Covid-19. O navio Stena Premium veio da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Logo que se deu a notificação à Anvisa, o órgão aguardou toda a documentação para a liberação do navio. Durante esse período, o quadro dos tripulantes foi acompanhado pelo comandante do navio, enviando informações duas vezes ao dia para os órgãos citados, que deram toda assistência ao caso”, diz trecho.

Continua depois da Publicidade

Confira a nota:

Nota informativa
–––––
A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), esclarecendo sobre as ações de saúde e segurança sanitária no âmbito do Porto de Cabedelo, informa que o navio petroleiro Stena Premium veio de Guamaré/RN e, seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), notificou a presença de 2 (dois) tripulantes com um quadro de febre.

Como acontece em todas as movimentações de navios, acompanham a situação a Docas-PB, Anvisa, Polícia Federal e Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), além das secretarias estadual e municipal de Saúde, como determina o plano de contingência já definido pelo Governo do Estado para o atual cenário de saúde. 

Logo que se deu a notificação à Anvisa, o órgão aguardou toda a documentação para a liberação do navio. Durante esse período, o quadro dos tripulantes foi acompanhado pelo comandante do navio, enviando informações duas vezes ao dia para os órgãos citados, que deram toda assistência ao caso.

Com os documentos liberados, a atracação foi autorizada, mas o navio ficará isolado no berço 101. Nesta segunda-feira (27), agentes da Anvisa e técnicos da Secretaria de Saúde de Cabedelo subirão a bordo para fazer testes em toda a tripulação, composta por 26 pessoas. O isolamento continuará até que se dê o resultado dos exames e caso haja algum caso confirmado, conforme o plano de contingência. Caso haja a confirmação de algum caso da Covid-19, a pessoa será desembarcada e encaminhada para os serviços de saúde e o navio seguirá em quarentena, como determina o plano.

Com o navio isolado, o Porto de Cabedelo segue com suas operações normais nos outros dois navios atracados. Sendo um para a descarga de 29.000 toneladas de coque de petróleo (Union Fuji) e outro para a descarga de 8.000 toneladas de trigo (Blue Dragon). As duas embarcações seguiram o protocolo e não apresentam riscos a saúde, tendo as operações já autorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui