Eleições no Belo: O abismo das ‘diretas já’ a ocultação de lista dos votantes

Publicidade

O conselheiro José Afonso Guedes entrou com um requerimento junto à diretoria executiva do Botafogo-PB para que ela apresente a lista de Sócios Contribuintes que podem ter direito a voto nas eleições do clube marcada para outubro. O Sócio Contribuinte é a única modalidade apresentada no plano de Sócio Torcedor que dá direitos políticos. Além dele, os Sócios Beneméritos, Honorários e Patrimoniais, títulos conseguidos apenas com propostas internas no clube, compõem a Assembleia Geral, instância máxima do Belo, que elege o Conselho Deliberativo.

Afonso foi eleito conselheiro nas últimas eleições — Foto: TV Belo

 Foto: TV Belo

Continua depois da Publicidade

Afonso é um dos membros da atual oposição do clube, comandada atualmente pelo ex-vice de futebol do clube Breno Morais, que foi afastado do cargo em 2018 pela Justiça por conta de suspeitas de manipulação de resultado no Campeonato Paraibano daquele ano. Segundo Afonso, o torcedor botafoguense quer mais transparência no clube.

– O pedido foi feito por mim, mas acredito que seja de interesse de todo torcedor botafoguense ter pelo menos uma ideia de quantos sócios contribuintes vão participar as eleições internas do clube. Essa solicitação é só uma forma, porque sabemos que o presidente é a favor da transparência e vai informar a relação – explicou Afonso.

Requerimento endereçado ao presidente Sérgio Meira — Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

O pedido é baseado juridicamente na nova Lei de Acesso à Informação (LAI). O documento foi entregue ao clube nessa terça-feira, ao gerente de futebol Giancarlo Dantas. Afonso garantiu que, tão logo tenha em mãos a lista entregue pela diretoria do Botafogo, ele vai torná-la pública, para conhecimento de toda torcida botafoguense.

O presidente do clube, Sérgio Meira, confirmou ao GloboEsporte.com o recebimento do requerimento, mas que revelou que ainda vai analisar.

– Tomamos ciência, mas eu estou saindo o mínimo possível de casa por conta da pandemia. Eu estou pensando em ir terça-feira no clube para analisar isso – disse.

A tendência é que nas próximas eleições do clube, marcadas para outubro, haja disputa. Sérgio Meira já revelou que pretende se reeleger. Por outro lado, Breno Morais, que rompeu com o atual mandatário, articula um grupo de oposição que possa bater de frente no pleito. O dirigente está banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, a preço de momento, não poderia se candidatar.

Globoesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui