Gás indica possibilidade de vida em Vênus

Publicidade

Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14) na revista científica Nature um artigo afirmando terem encontrado gás fosfina na atmosfera de Vênus, um tipo de gás encontrado na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

“Detectamos um gás chamado fosfina na atmosfera de Vênus. Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta”, informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, durante uma coletiva nesta segunda.

Continua depois da Publicidade

O gás fosfina existe na atmosfera terrestre e é produzido por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou por atividade industrial. Em Vênus, ele é gerado por processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. Os cientistas não conseguiram identifica a fonte da fosfina no planeta, contudo.

“Há duas possibilidades: pode haver alguma reação completamente desconhecida que está criando fosfina em Vênus, ou, a mais excitante, pode ser vida”, disse William Bains, pesquisador do MIT.

Greaves procurava por fosfina na atmosfera de Vênus desde 2016. Ela e sua equipe observaram a superfície do planeta por meio de dois telescópios, um no Havaí e outro no Chile. “[A descoberta] É inesperado e emocionante”, disse a astrônoma.

“Estamos animados com a descoberta”, afirmou uma das autoras, Sara Seager, professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), durante a coletiva.

“Mas não estamos afirmando que encontramos vida em Vênus”, ponderou Seager.

Cientistas anunciam em coletiva que encontraram em Vênus gás fosfina, gás existente na atmosfera da Terra. — Foto: Reprodução

Segundo o artigo, apesar das suspeitas da professora Greaves, a descoberta do gás na atmosfera de Vênus é surpreendente porque as condições na superfície do planeta são hostis à vida e a composição das suas nuvens, local onde foi identificada a fosfina, é altamente ácida. “Em tais condições, a fosfina seria destruída muito rapidamente”, diz o texto.

Os cientistas afirmam que outras observações de Vênus e demais estudos são necessários para explorar a origem da fosfina na atmosfera do planeta.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui